A baixa pluviosidade do clima na Península Ibérica e a reduzida disponibilidade de terras de pastagem com produtividade aceitável tornam sistemas de produção de leite desta região especialmente sensíveis e dependentes de custos variáveis, por comparação a outras regiões do globo, com melhor distribuição de chuvas, onde os custos fixos assumem maior relevância. Dentre os custos variáveis, a alimentação representa a parcela mais significativa, com 45 a 65% dos custos totais da exploração. A viabilidade da moderna exploração leiteira depende, assim, do correcto desenho do programa alimentar para cada fase do ciclo produtivo, bem como da eficaz monitorização da sua aplicação e dos parâmetros técnicos que permitem a permanente avaliação da sua situação relativamente aos objectivos económico-financeiros definidos para a actividade.     

 

 A Serbuvet apresenta, assim, um pacote de serviços em Nutrição e Medicina da produção que procura a maximização da rentabildade das explorações de leite através da optimização permanente dos recursos disponíveis.

 

 

Nutrição e Medicina Produção

 

Objectivos do Serviço

 

. Definir objectivos técnico-economómicos para a exploração compatíveis com as suas características físicas e com as circunstâncias do mercado.

 

. Desenhar os programas alimentares para cada fase de produção segundo os objectivos definidos e o estado da arte nas tecnologias de nutrição.

 

. Avaliar e optimizar regularmente os arraçoamentos em função dos preços actualizados dos ingredientes.

 

. Colaborar na construção e manutenção de um sitema de registo de informações que permita monitorizar continuamente os desvios relativamente aos objectivos definidos.

 

. Assegurar alinhamento comercial tanto das vendas efectuadas como da aquisição de factores de produção com as condições de mercado correntes.

 

. Colaborar com o veterinário assistente na elaboração e monitorização do plano de profilaxia da exploração e respectivos protocolos.     

 

 

Acções

 

. Canal de consulta permanente

 

. Visita Mensal

. Avaliação de entradas e saídas de factores de produção e de produtos, quantidades e preços, e sua diferença relativamente aos objectivos definidos.

. Verificação e actualização dos arraçoamentos sempre que se justifique.

 

. Avaliação dos principais indicadores técnico-produtivos do mês anterior e evolução ao longo do tempo.

. Avaliação da condição corporal do efectivo, score de claudicações, fezes, ruminação, características físicas do alimento (Penn State Particle Separator), e outros (ex: pH urinário, pH ruminal) que sejam importantes na caracterização da situação da exploração.

. Registo e documentação de acções de maneio dirigidas à obtenção dos objectivos definidos.

. Comparação dinâmica com as explorações que adoptam o mesmo serviço e metodologia (sempre de forma sigilosa).

 

. Relatório geral da Exploração Bimestral e um relatório mensal com os principais pontos abordados/ a melhorar.

 

. Possibilidade de recurso a Consultoria internacional de renomados especialistas com quem a Serbuvet dispõe de parcerias.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2023